O fundador da ONG Casa da Cultura e liderança de movimentos sociais na Baixada Fluminense, Jorge Florêncio, lançará no dia 1º de junho, às 9h, o livro “Eu apenas queria que você soubesse”. O evento será no Conselho de Entidades Populares de São João de Meriti – ABM, em São João de Meriti. O educador popular nasceu em 30 de janeiro de 1954, é casado com a professora Rosa Maria e pai de três filhos.
Atuação
Dos 60 anos de vida, pelos menos 45 são de militância popular. Florêncio começou sua caminhada na Igreja Católica, fundou várias entidades, como o Conselho de Entidades Populares de São João de Meriti (ABM) e a Casa da Cultura – Centro de Formação Artística e Cultura da Baixada Fluminense, que é referência na região para artistas que buscam espaço para suas mais diversas manifestações. Foi tesoureiro da Federação das Associações de Moradores do Estado do Rio de Janeiro (FAMERJ).
Como educador popular, formou milhares de lideranças que se engajaram na luta por transformações sociais, principalmente, como pelo saneamento básico e ambiental da Baixada. Realizou milhares de reuniões, passeatas, enfrentamento com o Estado.
Militante dos direitos humanos, sempre trabalhou os direitos das mulheres, da juventude, da criança e do adolescente, da igualdade racial, do meio ambiente e da diversidade religiosa. Este ano (2014), fundou o Centro de Cultura e Direitos Humanos Marinheiro João Cândido, na Praça da Bandeira, em São João de Meriti.
Deixe seu comentário