A Casa da Cultura da Baixada Fluminense prepara uma grande festa para domingo, 23 de setembro. A inauguração da Quadra Poliesportiva Cosme Oliveira Terra Júnior, promete beneficiar milhares de jovens e adolescentes da Baixada Fluminense, promovendo muito esporte, lazer e convívio social. A idéia é fazer com que haja uma comoção de toda a população para o incentivo a prática de exercícios.
O nome da quadra é uma homenagem ao menino Cosme Oliveira Júnior, primeiro aluno portador de Síndrome de Down a realizar aulas de futebol. A sugestão é uma forma de excluir a discriminação e o preconceito.
“Estamos muito felizes com esta homenagem. Isto representa o reconhecimento da luta de todos nós, pois o deficiente muitas vezes é lembrado por não ser alguém capaz de ir longe. Mas acreditamos desde o início que ele poderia ir longe, assim como está indo. Podemos perceber a evolução dele. Por isso, essa quadra e essa homenagem representam para nós a efetivação de uma longa caminhada que percorremos.”, fala a mãe do menino, Cátia Silene.
Para o coordenador e professor do Projeto de futebol, Kinho, a importância está não só em efetivar o projeto, mas de fazê-lo acontecer mediante ações eficazes. “O nosso objetivo não é somente formar craques de futebol, mas é investir em interação social, fazendo com que jovens como o Cosme, portadores de necessidades especiais, estejam cada vez mais inseridos em meios como este e não sejam rejeitados.”, diz.
A Casa da Cultura ainda promete investir mais em projetos que insiram a participação de deficientes físicos.
Segundo a coordenadora da Casa da Cultura, Letícia Oliveira, a quadra será uma opção de mobilização da sociedade fluminense: “O esporte é um grande aliado na promoção de cidadania para os jovens, e é preocupado com isso que construímos este grande espaço. Ele é a confirmação da justiça social para formação de adolescentes e jovens com um futuro melhor. Além é claro de incentivar e incluir a interação social”, explica.
O evento promete ter uma feijoada e ainda conta com a participação do grupo de pagode Lance Perfeito, que agitará o público. Os convites para a feijoada já estão à venda na Casa da Cultura da Baixada Fluminense, que fica na Rua Machado de Assis Lote 12, Quadra 84, Praça da Bandeira, São João de Meriti, e custam R$ 10,00. Mais informações acessem o site www.casadaculturabaixada.org.br ou pelos telefones: 2751-8112 ou 2751-8112.
*Estagiário da Coordenação de Comunicação da Casa da Cultura
Deixe seu comentário