A ONG Casa da Cultura da Baixada Fluminense receberá a visita da Embaixada da Austrália e da ONU Mulheres para o Brasil na próxima quinta-feira, dia 30 de abril, durante o encontro “Violências Cotidianas sofridas pelas Mulheres da Baixada Fluminense – Um Olhar Sobre a Violência Doméstica e de Gênero”. A presença do conselheiro e vice-chefe de Missão da Embaixada da Austrália, Quinton Devlin, e da representante da ONU, Nadine Gasman, já foi confirmada.
O evento marca o dia Nacional da Mulher e dia da Baixada Fluminense, ambos comemorados dia 30. A ideia é fazer uma reflexão sobre os impactos das ações das políticas públicas sobre a vida das mulheres. O encontro é aberto e gratuito. Haverá café da manhã e almoço. Além da exibição do documentário “I am a girl”, que mostra a vida de seis garotas. As inscrições devem ser feitas através do site da ONG: casadaculturabaixada.org.br ou pelos telefones 2751-5825 e 2751-8112.
A comitiva fará visita em três instituições que trabalham a questão de gênero e das mulheres em São João de Meriti: Centro de Cultura João Cândido, ABM Conselho de Entidades Populares e Casa de Cláudia – A Morada da Fé.
Abaixo programação completa:
“Violências Cotidianas sofridas pelas Mulheres da Baixada Fluminense -Um Olhar Sobre a Violência Doméstica e de Gênero”
08h – Recepção e Café da Manhã;
09h – Eventos Culturais;
09:50h- Cerimonial: Letícia Ribeiro (Coordenadora Socioambiental da Casa da Cultura);
10h – Composição da Mesa:
•Maria Adelaide de Deus – Presidenta da Casa da Cultura;
•Leila Regina Soares – Assessoria de Raça e Gênero da Casa da Cultura;
•Representante da Superintendência Estadual de Políticas para as Mulheres;
•DevlinQuinton – Conselheiro e Vice-Chefe de Missão da Embaixada da Austrália;
•Nadine Gasman – Representante da ONU Mulheres para o Brasil;
Mediação: Angélica de Jesus – (Diretora da Casa da Cultura);
Saudação do Gerente Geral: Vinícius de Oliveira;
12:30h – Almoço com Apresentação do documentário Eu Sou uma Garota, com exposição do Sr. DevlinQuinton, da Embaixada da Austrália;
14:30h – Visitas às Instituições:
1) Centro Cultural Marinheiro João Cândido;
2) ABM – Conselho de Entidades Populares;
3) Casa de Cláudia.
Informação sobre o Documentário:
Eu Sou Uma Garota.
(I Am a Girl)
Documentário, Biografia, Drama | 88 min. | DVD | 14 anos | 2013; Ser menina significa que é mais provável ser vítima de violência, doença, miséria ou desvantagens do que qualquer outro grupo no planeta. O filme mostra um dia na vida de seis garotas: Manu, Kimsey, Aziza, Habiba, Breani e Katie – com idades entre 17 e 19 anos – cada uma lidando de forma diferente com a feminilidade e com a realidade do que significa crescer como mulher em um mundo ainda tão masculino. Essa viagem leva o espectador através de um mistura de diversas culturas e sociedades ao redor do mundo, incluindo Camboja, Papua Nova Guiné, Camarões, Afeganistão, EUA e Austrália. Um documentário inspirador sobre como é ser mulher no século XXI.
Deixe seu comentário