Estiveram presentes, presidindo a audiência o Procurador da República Dr. Julio José Araujo Junior, os secretários de Cultura Marcelo Rosa e de Educação Bruno Correia, o presidente de honra da Casa da Cultura Jorge Florêncio, o filho de João Cândido, Adalberto Cândido, a Casa da Cultura e diversas entidades da sociedade civil e movimentos populares.
Foi expedida pelo MPF uma recomendação ao Prefeito e ao Presidente da Câmara de Vereadores, com medidas efetivas de implementação da memória de João Cândido, considerando a sua finalidade de educação e preservação da história. Segue trecho da recomendação:
“RECOMENDAÇÃO Nº05/2019
(…) Resolve
Recomendar ao Prefeito do Município de São João de Meriti que, no prazo de 60 (sessenta) dias:
a) Confira visibilidade, por meio de placas indicativas, aos locais, logradouros, ruas e avenidas que possuem importância para a história de João Cândido Felisberto;
b) Identifique espaços públicos municipais que possam receber denominação que homenageie João Cândido Felisberto.
Ao Presidente da Câmara Municipal de São João de Meriti que submeta a discussão pública, no prazo máximo de 60 dias, com ampla participação da sociedade civil, observando as normas constitucionais e legais, a identificação de locais, logradouros, ruas e avenidas, que possam homenagear pessoas negras e pessoas que contribuíram com luta dos negros pela liberdade e contra o racismo; (…)”
Deixe seu comentário