No dia 15 de setembro de 2013, a Casa da Cultura realizou o seminário “O Simbolismo João Cândido e a luta do movimento Negro em São João de Meriti”. Contou com a presença de figuras ilustres na luta pela igualdade racial e combate ao racismo (para compor a mesa de conteúdo): Elói Ferreira de Araújo (subsecretário de defesa e promoção dos direitos humanos); Leila Regina (subsecretária de direitos humanos e igualdade racial); Ivanir dos Santos (interlocutor da comissão de combate à intolerância religiosa); Carlos Santana (ex-deputado federal e grande militante do movimento Negro); Jorge Florêncio (presidente de honra da Casa da Cultura) e Athaylton Jorge Monteiro Belo (Frei Tatá, da Ordem dos Frades Menores; atual coordenador da superintendência de políticas de promoção da igualdade racial).
A atividade, que é parte das ações previstas no projeto Centro de Cultura e Direitos Humanos João Cândido teve como objetivo discutir a questão afro-brasileira na cidade assim como promover a reflexão sobre grupos culturais e políticas públicas direcionadas a este setor. Para isso, foram convidados representantes de diferentes esferas sociais visando assim o debate de ideias, a troca de experiências e, principalmente, a formação de multiplicadores da temática afro.
Além da mesa de conteúdo, o seminário teve apresentações artísticas das oficinas de canto/coral, balé e capoeira (em funcionamento na Casa da Cultura) seguindo-se de um almoço, oferecido a todos e todas, e uma apresentação de jongo do grupo Dandalua. À tarde, houve workshops de trançado e penteado, indumentária afro, culinária afro e artesanato, ainda no contexto temático do evento, possibilitando assim uma maior interação do publico presente.
Deixe seu comentário