Esta semana fomos surpreendidos com o estarrecedor caso da criança que era mantida presa em um barril em estado DESUMANO, onde não se alimentava, não podia sentar e nem deitar, fazia suas necessidades fisiológicas no próprio barril e até chegou a se alimentar das fezes ali depositadas, um verdadeiro estado de TORTURA.
Casos como esse, com maior ou menor gravidade, acontecem diariamente Brasil a fora, e em Meriti não é tão diferente, nos deparamos constantemente com todo tipo de violações de direitos de nossas crianças e adolescentes. É necessário e primordial lembrar que a garantia dos direitos desses, é OBRIGAÇÃO de toda a sociedade. De acordo com o artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”
“Meter a colher” pode salvar uma vida, denunciar pode retirar a vítima do risco e resgatar os seus direitos. Se você souber, desconfiar, ou ouvir falar sobre qualquer tipo de violação, DISQUE 100 ou procure um Conselho Tutelar ou Delegacia, a denúncia é anônima, sua identidade será preservada. Não podemos deixar com que mais crianças e adolescentes sejam colocados em risco e em situações parecidas com a do menino acorrentado no barril. Façamos a nossa parte, é pela vida, é por quem não consegue se defender sozinho!
Pedro Rodrigues
Conselheiro Tutelar e
Presidente Conselho de Juventude
pela Casa da Cultura
Deixe seu comentário